contador de visitas
contador de visitas
O PLANO DIVINO ATRAVÉS DOS SÉCULOS - Faça os downloads dos estudos e tire suas próprias conclusões. clik aqui e faça o download...
Confira este link, ainda é muito melhor.
http://jfcestudosbiblicos.blogspot.com/

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Revelação Progressiva do Messias



Revelação Progressiva do Messias

São muitas as passagens messiânicas no Antigo Testamento cumpridas totalmente em JESUS, nome que, de forma direta ou indireta, permeia toda a Bíblia. É formidável vermos o perfil do Messias sendo paulatinamente traçado de livro em livro, de versículo em versículo. Com pinceladas seguras, e sem pressa, o Pai se revela aos poucos na Pessoa do Filho.
Deus falou de forma inequívoca pelos profetas sobre o Seu enviado. Somente Ele poderia fazer tais previsões: “Quem há, como eu? Que o declare e o exponha na minha presença! Quem anunciou desde os tempos antigos as coisas vindouras? Que nos anuncie as que ainda há de vir” (Is 44.7). Em outras palavras, Deus está dizendo: Se existir alguém que faça como eu, que anuncio o que há de vir, então se apresente.
Como num quadro gigantesco, a figura do Salvador vai despontando a cada pincelada. No começo, é apenas um descendente de Eva; depois, é um descendente de Abraão, de Isaque, de Jacó; e, por fim, será “um rebento do tronco de Jessé”. Mais adiante, Ele é o crucificado, humilhado, traído por trinta moedas de prata, e “por suas feridas somos sarados”. A época e a cidade do seu nascimento, sua condição de Filho de Deus, sua missão, tudo predito centenas de anos antes.
Assim, passo a passo toma corpo, ao longo da Bíblia, a exata dimensão do ministério terreno do Verbo, que era Deus, que estava no princípio com Deus, e que se fez carne e habitou entre nós.
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26).
O Deus trino, composto, porém único, está manifesto no plural “façamos”. O Verbo que se fez carne (Jo 1.1,14), esteve presente na Criação. Em verdade, o versículo nada revela sobre o Messias, mas é uma introdução ao grande mistério da Trindade.
O apóstolo Paulo disse que “homens santos falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo” (2 Pe 1. 20-21). E São Lucas, no Livro de Atos, confirma: “Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os profetas havia anunciado que o Cristo havia de padecer...Dele todos os profetas dão testemunho de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome” (At 3.18; 10.43). Vejamos as profecias:
» Nascido de mulher
Profecia: Deus falando à serpente: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15 - Ed. Revista e Corrigida).
Sem dúvida, o perfil do Messias começa a ser esboçado a partir desse versículo. Jesus é revelado como a semente da mulher, um descendente de Eva. Ele ferirá mortalmente a serpente, que é o diabo (Ap 12.9 e 20.2). Deus está falando a uma pessoa, Satanás, já que não pode haver inimizade entre um animal e um ser humano. Os anjos decaídos, seguidores do diabo (“tua semente”) também seriam inimigos de Deus.
Cumprimento: Jesus foi o único em toda a História da humanidade a declarar que destruiria as obras do diabo. Vejam: “Agora é o tempo do juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo” (Jo 12.31); “...porque o príncipe deste mundo está julgado” (Jo 16.11); “Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo” (1 Jo 3.8). A vitória na cruz: “Tendo despojado os principados e as potestades, os expôs publicamente ao desprezo, e deles triunfou na cruz” (Cl 2.15). Jesus veio para nos resgatar das mãos do diabo (Is 61.1; Mt 20.28; Lc 4.18; Jo 8.32,36).
» Descendente de Abraão
Profecia: Deus falando a Abraão: “E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porque obedeceste à minha voz” (Gn 22.18; v.Gn 12.3).
Cumprimento: Em Gálatas 3.16, o apóstolo Paulo explica: “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua posteridade. A Escritura não diz: E às posteridades [descendentes] como se fossem muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade, que é Cristo”. Um pouco antes, em Gálatas 3.8-9, lê-se: “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Em ti serão benditas todas as nações. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão”.
No Evangelho de São Mateus, Jesus é mencionado como “filho de Davi, filho de Abraão” (Mt 1.1), confirmando a genealogia do Messias.
A promessa é renovada em Isaque e em Jacó, conforme Gênesis 26.2-4 e 28.13-14.
» O Profeta de Deus
Profecia: Deus falando a Moisés: “Eis que suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar” (Dt 18.18). Moisés ao povo: “O Senhor, teu Deus, levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvireis” (Dt 18.15).
Cumprimento: Note-se que Deus não fala de vários profetas, mas de um profeta a ser levantado no futuro. Os judeus aguardavam esse profeta especial. Quando surgiu João Batista, perguntaram-no: “Es tu o profeta?” (Jo 1.21). Jesus é o único que cumpre essa profecia: “Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é, verdadeiramente, o profeta que devia vir ao mundo” (Jo 6.14). “Verdadeiramente este é o profeta” (Jo 7.40); “Filipe encontrou Natanael e disse: “Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e de quem escreveram os Profetas: Jesus de Nazaré, filho de José” (Jo 1.45); [Samaritana] “Eu sei que o Messias virá. Quando ele vier, nos explicará tudo. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo” (Jo 4.25-26). Vemos que o próprio Jesus declarou ser o profeta de há muito aguardado.
Como vimos, Deus disse a Moisés: “Porei as minhas palavras na sua boca”. Jesus deu autenticidade a essa profecia, dizendo: “Esta palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou” (Jo 14.24); “As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo. Antes, é o Pai que está em mim quem faz as obras” (Jo 14.10).
» Da linhagem de Jessé
Profecia: “Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará” (Is 11.1).
Davi, filho de Jessé, foi ungido pelo profeta Samuel e substituiu Saul no reinado de Israel (1 Sm 16.10-13). Os demais filhos de Jessé ficaram excluídos da linhagem da qual Jesus seria descendente, assim como ficou excluído Esaú, irmão gêmeo de Jacó, filho de Isaque.
Cumprimento: O Messias seria da linhagem de Davi, tal como registrado na genealogia de Lucas 3.31-32. “E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o filho de Davi?” (Mt 12.23). José, marido de Maria, era da “casa de Davi”, e o anjo Gabriel revelou que Jesus receberia o “trono de Davi, seu pai” (Lc 1.27,32). Por eliminação, estamos chegando ao Messias. Aos poucos, Ele vai surgindo nas Escrituras, numa revelação gradual. Sua filiação, o lugar do seu nascimento, seu caráter, sua santidade, seu sofrimento e muitos outros detalhes de sua vida.
» O Filho de Deus
Profecia: “Tu és meu Filho, eu hoje te gerei”; “beijai o Filho...Bem-aventurados todos aqueles que nele se refugiam” (Sl 2.7, 12).
Cumprimento: No Seu batismo, junto ao Jordão, ouviu-se uma voz dos céus: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.17). Declaração semelhante fez Simão Pedro, quando disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”, revelação plenamente aceita por Jesus (Mt 16.16-17), e também confirmada pelo anjo Gabriel (Lc 1.32). Outras referências: João 6.40; 8.36; 11.4; 14.13; 17.1. Na Transfiguração, o Pai confirma a filiação divina de Jesus e a sua condição de “o profeta”: “Este é o meu amado Filho; a ele ouvi” (Lc 9.35).
» Sua ressurreição
Profecia: “Porque não deixarás a minha alma no inferno [sepultura], nem permitirás que o teu Santo veja corrupção (Sl 16.10). “Desde então, começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muito dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia” (Mt 16.21; 17.9; 20.17-19; Lc 18.33).
Cumprimento: “De repente Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram” (Mt 28.9; cf. Lc 24.36-48). Pedro disse no seu discurso, no dia de Pentecostes: “Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas” (At 2.32).
» O Crucificado
O Salmo 22 descreve detalhes da crucificação do Messias. Vejamos:
“Deus, Deus meu, por que me desamparaste?” (Sl 22.1). Cumprimento - As mesmas palavras foram usadas por Jesus na cruz, conforme Mateus 27.46.
“Os que me vêem zombam de mim e balançam a cabeça” (v.7). Cumprimento - “Os que passavam, blasfemavam dele, meneando a cabeça” (Mt 27.39).
“Confiou no Senhor, que o livre” (v.8). Cumprimento - ”Confiou em Deus. Livre-o agora, se de fato o ama, pois [Jesus} disse “Sou Filho de Deus” (Mt 27.43).
“Traspassaram-me as mãos e os pés” (v.16). Cumprimento - “Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser ali o dedo, e não puser a mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei” (Jo 20.24-29).
“Repartem entre si as minhas vestes e lançam sorte sobre a minha túnica” (v.18). Cumprimento - “Depois de o crucificarem, repartiram entre si as vestes dele, lançando sortes para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta...” (Mc 15.24).
» Seus ossos não seriam quebrados
Profecia:
“Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra” (Sl 34.20).
Cumprimento: “Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz...rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Foram, pois, os soldados e, na verdade quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele fora crucificado. Mas, vindo a Jesus e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas” (Jo 19.32-33). Os corpos deveriam ser retirados da cruz antes das 18 horas daquela sexta-feira, quando se iniciava a contagem do dia seguinte, o sábado sagrado.
» Fel e vinagre para beber
Profecia:
“Deram-me fel por alimento, e na minha sede me deram a beber vinagre” (Sl 69.21).
Cumprimento: “E, chegando ao lugar chamado Gólgota, que significa Lugar da Caveira, deram-lhe a beber vinho misturado com fel; mas ele, provando-o, não o quis beber” (Mt 27.33-34; Mc 22-23).
» Nasceria virginal
Profecia:
“Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel” (Is 7.14).
Cumprimento: “No sexto mês foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada...entrando disse: ...conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus” (Lc 1.26-35; cf.Mt 1.18-25). “Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta [Isaías]: A virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão pelo nome de Emanuel, que quer dizer Deus conosco”. O Verbo se fez carne e habitou conosco.
» Pai da Eternidade
Profecia: “Porque um menino nos nasceu; um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9.6).
A divindade de Jesus está expressa de forma muito clara nesse versículo. O próprio Jesus se declarou eterno como veremos a seguir.
Cumprimento: “Antes que Abraão nascesse, eu sou. Então pegaram em pedras para lhe atirarem, mas Jesus se ocultou e saiu do templo (Jo 8.58,59). “Se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados” (Jo 8.24).
Deus falando a Moisés - “Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós” (Êx 3.14).
Jesus usou o mesmo nome pronunciado por Deus quando falou a Moisés. Com relação a Êxodo 3.14, a Bíblia de Estudo Pentecostal faz o seguinte comentário: “O Senhor deu a si mesmo o nome pessoal: “Eu sou o que sou” (de onde deriva o hb. Iavé), uma expressão que expressa ação. Deus estava efetivamente dizendo a Moisés: “Quero ser conhecido como o Deus que está presente e ativo”. Inerente no nome Iavé está a promessa da presença viva do próprio Deus, dia após dia com o seu povo... O Senhor declara que esse será o seu nome para sempre. É digno de nota que quando Jesus nasceu, foi chamado Emanuel, que significa “Deus conosco” (Mt 1.23); Jesus também se chamava a si mesmo pelo nome “Eu sou” (Jo 8.58)”.
Os títulos de “Conselheiro” e de “Príncipe da Paz” somente podem ser aplicados a Jesus Cristo, que realmente enche de paz os corações e nos transmite palavras de vida eterna (Jo 12.47; 14.27; 16.33; 18.37). A Eternidade de Jesus, e, em conseqüência, Sua divindade, está formulada, também, de forma irrecusável, nos versículos 1 e 14 do capítulo primeiro, do Evangelho de São João: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. O Verbo se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, a glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. Dezenas de outras passagens da Bíblia falam da divindade de Jesus.
» Cheio de sabedoria e graça
Profecia:
“Do tronco de Jessé brotará um rebento, e das suas raízes um renovo frutificará. Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de inteligência, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor” (Is 11.1-2).
Cumprimento: “Tendo ele [Jesus] doze anos, subiram a Jerusalém... Passados três dias, acharam-no no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que o ouviam admiraram-se da sua inteligência e respostas. E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e os homens” (Lc 2.42-52).
» O Servo sofredor
Profecia: “Vede, o meu servo procederá com prudência [cumprirá a vontade do Pai]; será engrandecido, e elevado, e muito sublime” (Is 52.13).
Cumprimento: “Jesus disse: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra” (Jo 4.34); “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis”(At 2.33); “Pelo que Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome” (Fp 2.9; cf. At 4.12; Cl 3.1; Hb 1.3; 8.1).
“O seu parecer [seu semblante, seu rosto] estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua aparência mais do que a dos outros filhos dos homens” (Is 52.14).
Cumprimento: Jesus foi muito torturado antes da crucificação: “Mas, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado” (Mt 27.26; Mc 15.15; Jo 19.1-3); “Então uns cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros, e outros o esbofeteavam” (Mt 26.67): “E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-na na sua cabeça. E, cuspindo nele, tiraram-lhe o caniço, e batiam-lhe com ele na cabeça” (Mt 27.29-31). John Davis relata no seu Dicionário da Bíblia: “Eram muito comuns as crueldades que precediam o ato da crucifixão. Açoitavam o paciente, e depois de lacerado o corpo, obrigavam-no a carregar a cruz”. Assim, podemos entender o que diz o salmista sobre a “aparência tão desfigurada” de Jesus.
» Traspassado por nossas transgressões
No capítulo 53 do livro de Isaías, lemos o relato de profecias escritas há cerca de 700 anos. O “mais ilustre dos profetas”, como é conhecido, descreve não só o sofrimento de Jesus na cruz; ele, numa linguagem forte que é quase um lamento, diz da finalidade maior da morte de cruz do Cordeiro de Deus. Examinemos a profecia e seu cumprimento:
Profecia: “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões” (Is 53.5).
Cumprimento: “Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram” (Lc 23.33).
Profecia: “Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Is 53.5).
Cumprimento: “Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; pelas suas feridas fostes sarados” (1 Pe 2.24).
Profecia: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós” (Is 53.7).
Cumprimento: “Deus estava com Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens os seus pecados, e nos confiou a palavra da reconciliação” (2 Co 5.19). Pedro disse: “Pois estáveis desgarrados como ovelhas, mas agora voltastes ao Pastor e Bispo das vossas almas” (1 Pe 2.25).
Profecia: “Pois foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo foi ele atingido” (Is 53.8).
Cumprimento: “Disse-lhes Jesus: Saístes com espadas e cacetes para prender-me, como a um salteador? Todos os dias eu estava convosco ensinando no templo, e não me prendestes. Contudo, é para que se cumpram as Escrituras...Os principais sacerdotes e todo o Sinédrio buscavam algum testemunho contra Jesus para o matar, mas não achavam. Muitos testificavam falsamente contra ele, mas os testemunhos não eram coerentes. Todos o consideraram réu de morte” (Mc 14.48,49,55,56,64).
» Como ovelha muda
Profecia:
“Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro, e como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a sua boca” (Is 53.7).
Cumprimento: “E, sendo acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Perguntou-lhe então Pilatos: Não ouves quantas acusações te fazem? Jesus nem uma palavra lhe respondeu, de sorte que o governador estava muito admirado” (Mt 27.12-14).
» Com assaltantes na crucificação
Profecia: “Deram-lhe sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca” (Is 53.9).
Cumprimento: “E foram crucificados com ele dois assaltantes, um à direita e outro à esquerda”; chegada a tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que também era discípulo de Jesus. Este foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus... E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo de linho, e o depositou no seu sepulcro novo, que havia aberto na rocha; rolou uma grande pedra para a entrada do sepulcro, e se retirou” (Mt 27.38,57,58,59,60).
» Padecimentos sem conta
Profecia:
“Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar, quando a sua alma se puser por expiação do pecado...” (Is 53.10).
Cumprimento: “Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado, que o Cristo havia de padecer” (At 3.18).
Profecia: “Ele verá o trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si” (Is 53.11).
Cumprimento: “Pois primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressurgiu ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos Doze. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos, e por último de todos apareceu também a mim, como a um abortivo” (1 Co15.3-8); “Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, e são justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3.23-24); ”Pois se pela ofensa de um só, a morte reinou sobre todos os homens, para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens, para justificação e vida” (Rm 5.18).
» Intercessão
Profecia:
“Pois ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu” (Is 53.12c).
Cumprimento: “Jesus disse: Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” (Mt 27.38; Lc 23.34); ”Ele foi entregue por nossos pecados” (Rm 4.25).
» O libertador
Profecia: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar as boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos” (Is 61.1).
Cumprimento: “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito...” Jesus leu Isaías 61.1, como acima, e revelou que aquela profecia estava se cumprindo naquele momento (Lc 4.18-21). Mais tarde, Ele afirmaria que “se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.32,36). O apóstolo Paulo disse que “Cristo nos libertou para que sejamos de fato livres” (Gl 5.1a).
» Belém, cidade natal
Profecia:
“E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os dias da eternidade” (Mq 5.2).
Efrata é o antigo nome da cidade de Belém, conforme Gênesis 35.16.19; 48.7; Rute 1.2; 4.11. A profecia de Miquéias define qual seria a cidade natal do Messias, distinguindo-a de outras cidades com o mesmo nome, para que não pairasse dúvida. Por exemplo, havia uma cidade chamada Belém, dentro do território da tribo de Zabulom (Js 19.15).
Cumprimento: “Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes...”(Mt 2.1; Lc 2.4-7). O nome atual da cidade onde nasceu Jesus é Beit-Lahm, situada à distância de 10 quilômetros ao sul de Jerusalém. Belém Efrata era também conhecida como a “cidade de Davi” (Lc 2.11).
» Entrada triunfal em Jerusalém, num jumentinho
Profecia:
“Alegra-te muito, ó filha de Sião! Exulta, ó filha de Jerusalém! Vê! O teu rei virá a ti, justo e Salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta” (Zc 9.9).
Cumprimento: “E Jesus, tendo conseguido um jumentinho, montou-o, segundo está escrito...” “No dia seguinte a grande multidão que viera à festa ouviu que Jesus estava a caminho de Jerusalém. Tomaram ramos de palmeiras, e saíram ao seu encontro, gritando: Hosana! Bendito é aquele que vem em nome do Senhor! Bendito é o rei de Israel!” (Jo 12.12-16; cf. Mt 21.1-11; Lc 19.28-38).
» O arrependimento dos rebeldes
Profecia:
“Sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas. Olharão para mim, a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único, e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito” (Zc 12.10).
Cumprimento: “Contudo, um dos soldados traspassou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água” (Jo 19.34). Eis que os israelitas reconhecerão o grave erro, chorarão arrependidos por haverem rejeitado o verdadeiro Messias, e serão atendidos em suas orações. Estas palavras serão cumpridas na volta de Jesus.
» Pastor ferido e ovelhas dispersas
Profecia: “Ó espada, ergue-te contra o meu Pastor e contra o varão que é o meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos; fere o Pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas, mas volverei a minha mão para os pequenos” (Zc 13.7). A profecia fala de um semelhante a Deus (“meu companheiro”), um Messias divino, um Pastor-Messias, que seria crucificado e abandonado pelos discípulos.
Cumprimento: Dando autenticidade às palavras de Zacarias, Jesus disse: “Todos vós esta noite vos escandalizareis por minha causa, pois está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão” (Mt 26.31; Mc 14.27). Realmente, quando Jesus foi preso, todos fugiram de sua presença (Mt 26.56; Mc 14.49-50; Jo 18.8).
» Traído por um amigo e vendido por 30 moedas de prata
Profecia: “Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar” (Sl 41.9). “Pesaram, pois, o meu salário, trinta moedas de prata. E o Senhor me disse: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. Tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro na casa do Senhor” (Zc 11.12-13).
Cumprimento: “Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os principais sacerdotes, e disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei. E pagaram-lhe trinta moedas de prata” (Mt 26.14-15). A Bíblia diz que Judas trouxe as trinta moedas e as atirou aos pés dos sacerdotes, que resolveram comprar com esse dinheiro “o campo do oleiro, para sepultura dos estrangeiros” (Mt 27.1-7).
» ELE VOLTARÁ
Esse mesmo Jesus que predisse sua própria morte, e ressurreição ao terceiro dia, prometeu retornar para buscar a Sua igreja. Por tudo o que lemos, há alguma dúvida de que a profecia sobre o Seu retorno se cumprirá? Vejamos o que Ele prometeu:
“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombetas, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus” (Mt 24.30-31).
“E quando eu me for, e vos tiver preparado um lugar, virei novamente, e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14.3 - A Bíblia de Jerusalém).
“Venho logo! Segura com firmeza o que tens para que ninguém tome a sua coroa” (Ap 3.11 – ABJ).
“Eis que cedo venho! Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro” (Ap 22.7).
“Eis que eu venho em breve, e trago comigo o salário para retribuir a cada um conforme o seu trabalho” (Ap 22.12- ABJ).
“Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente cedo venho” (Ap 22.20).
Vem, Senhor Jesus!
Autor: Pr Airton Evangelista da Costa


0 comentários:

Postar um comentário



 

J.F.C Estudos Bíblicos Copyright © 2010 Premium Wordpress Themes | Website Templates | Blog Templates Designed by Lasantha