contador de visitas
contador de visitas
O PLANO DIVINO ATRAVÉS DOS SÉCULOS - Faça os downloads dos estudos e tire suas próprias conclusões. clik aqui e faça o download...
Confira este link, ainda é muito melhor.
http://jfcestudosbiblicos.blogspot.com/

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Alma e Espírito



Alma e Espírito

Consulente

Olá, Pastor:
Bom, me disseram algumas coisas depois que enviei esse e-mail. Disseram que o espírito é uma coisa e a alma é outra. Por isso, o espírito, quando a pessoa morre, volta a Deus, não importa de quem seja. Agora, a alma irá para o céu ou o inferno de acordo com a escolha que a pessoa fez com relação ao destino de sua alma, pois Jesus morreu para salvá-la. Vou verificar o que está escrito no site.
Obrigada pelos novos arquivos sobre a trindade. Vou lê-los também.

Resposta

Gostaria de saber de qual religião é a pessoa que lhe está repassando esses ensinos. Cuidado com o fogo estranho, com o fermento. É meio confuso esse negócio de a pessoa ter duas partes espirituais: uma vai para Deus, e outra vai para o céu ou para o inferno. Dar-se-ia o caso de uma pessoa morrer e um pedaço dela ir para Deus e outro ir para o inferno. Já viu que coisa horrível? A Bíblia não ensina assim. Jesus garantiu ao ladrão que ele iria para o céu. Ou se vai para o céu, morar com Jesus, ou se vai para um lugar de tormentos (Lc 16.19-31).
O que existe sobre alma e espírito, é que alguns crêem que o homem possui alma e espírito; outros, que possuem só espírito, ou que alma e espírito são a mesma coisa. Que a alma,como sede de nossos sentimentos, é inseparável do corpo; e que o espírito está ligado a Deus.
Veja uma das perguntas/resposta que está em meu 150 PERGUNTAS E RESPOSTAS = CD-ROM:

Qual a Diferença entre Alma e Espírito?

Há duas interpretações sobre a composição físico-espiritual do homem. A primeira, defendida pelos “tricotomistas”, diz ser o homem formado de corpo, alma e espírito. A segunda, a dos “dicotomistas”, sustenta que o homem possui apenas corpo e alma, sendo esta dividida em duas substâncias: a alma propriamente dita, ligada aos nossos sentimentos, e o espírito, que tem consciência e possui o conhecimento de Deus. O Antigo Testamento não faz muita distinção entre alma e espírito:
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida. E o homem foi feito ALMA VIVENTE” (Gn 2.7).
O termo espírito deriva do hebraico “ruah”, do grego “pneuma”, do latim “spiritus”, e significa sopro, hálito, vento, princípio de vida. Logo, nossa parte imaterial ou espiritual foi formada de uma parte da essência (do sopro) de Deus (Ez 3.19; Pv 23.14; Sl 33.19). No Novo Testamento, vemos alguma distinção entre alma e espírito:
“A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1.46-47).
Outras referências: Hb 4.12; 1 Ts 5.23.
Jesus disse: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23.46).
A verdade é que o homem possui uma parte material (o corpo) formado do pó, e uma imaterial, formada do sopro de Deus. Quando esta parte imaterial se relaciona com a carne (sensações, emoções, vontade), chama-se ALMA; quando serve de ligação com Deus, chama-se ESPÍRITO. Admitimos que alma e espírito são inseparáveis e imortais, com funções distintas no corpo.

Outra de meus arquivos, respondendo a uma consulta:

O nosso destino é o céu. Quanto ao "Seio de Abraão", é uma expressão que se traduz como paraíso. "Os judeus, quando tomavam as suas refeições, recostavam-se em leitos, apoiando-se cada um no seu braço esquerdo, e desta forma podia-se dizer que o seu vizinho próximo se reclinava no seu seio (v. Jo 13.23). Portanto, o seio de Abraão, sendo este o pai da raça hebraica, significava uma situação de grande honra e bênção depois da morte (Lc 16.22)”. Na parábola do rico e Lázaro (Lc 16.19-31) Jesus usou essa expressão - Seio de Abraão - para designar paraíso. Em 2 Co 12.4, paraíso e céu são sinônimos. Paulo disse que gostaria de morrer logo e seguir rumo ao céu, para estar com Cristo; ao ladrão na cruz Jesus disse: hoje estarás comigo no paraíso. Não devemos nos preocupar com essas questões escatológicas. Prefiro dizer que iremos para o céu. Moisés e Elias apareceram a Jesus em Sua Transfiguração. Compreende-se que estivessem, já, gozando das delícias do Céu. A Bíblia diz que Elias foi elevado ao céu num redemoinho.
Irmã,
No estágio em que vivemos, presos à carne, não estamos plenamente capacitados a conhecer a verdade na sua plenitude. A Bíblia diz que toda a verdade será conhecida quando estivermos na glória. Aqui vivemos pela fé. O importante é levarmos uma vida cristã sadia, pensando mais nos outros que em nós, fazendo o bem, dando testemunho do que Cristo fez em nossas vidas, participando do pão e do vinho, congregando, louvando e engrandecendo o nome do Senhor Jesus Cristo.
A Paz
Autor: Pr Airton Evangelista da Costa


0 comentários:

Postar um comentário



 

J.F.C Estudos Bíblicos Copyright © 2010 Premium Wordpress Themes | Website Templates | Blog Templates Designed by Lasantha